ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS PRÓXIMAS A SANTIAGO : CAJÓN DEL MAIPO, VINÍCOLA UNDURRAGA E ISLA NEGRA

Poucos destinos têm tanta diversidade de atrativos como o Chile. A grande variedade de paisagens que vão de lagos a vulcões, de glaciares a desertos passando por estações de esqui e encantadores vinhedos fazem do Chile um país com grande potencial turístico.

A segunda parte de nossa viagem a Santiago  incluiu visitas a vinícolas e às famosas estações de esqui e ainda um pulinho até o famoso Cajón del Maipo.  São atrações imperdíveis próximas a Santiago e que enriquecem sua viagem. Veja como foram nossas visitas a Cajón del Maipo, Vinícola Undurraga e Isla Negra e anote todas as dicas para  que sua  viagem ao Chile seja inesquecível!

 

 VINÍCOLA UNDURRAGA:

Como queríamos aproveitar o máximo de nossa viagem a Santiago, assim que voltamos de Mendoza, o pessoal da TURISMO VSM já nos aguardava no aeroporto para fazermos o passeio à vinícola Undurraga, que fica no caminho para Isla Negra onde visitaríamos mais uma das casas do poeta Pablo Neruda.

A vinícola é  linda e o nosso guia era muito divertido, o que deixou o tour pela Viña Undurraga mais interessante. Além dos vinhedos e jardins, visitamos as adegas subterrâneas e a loja da vinícola. Após a degustação, que incluiu dois vinhos tintos e um branco, você poderá levar sua taça com o nome da vinícola gravado. Quer souvenir melhor que esse?

viagemeintercambioemfamilia.undurraga
O charme da vinícola
vinicola undurraga-viagemeintercambioemfamilia
A cave subterrânea
IMG_0036.jpg
Melhor souvenir do Chile: taças que você usa nas degustações durante visita ás vinícolas.

 

DICAS:

  • Existem alguns tipos diferentes de tours na vinícola e é necessário reserva antecipada. 
  •  O tour que fizemos durou aproximadamente uma hora e meia e custa $12.000 ( já com imposto), pouco mais de R$50,00.
  • A Vinã Undurruga fica a 34 km de Santiago e você pode chegar até  lá utilizando o transporte público. Vá até até a estação central do metrô e  encaminhe-se para o  terminal de ônibus San Borja. No terminal, procure pela empresa Talagante, que é a empresa de ônibus que vai até Undurraga. O trajeto até a vinícola dura em torno de 30 minutos e você deverá informar ao motorista o seu destino.
  • Não há restaurantes na vinícola portanto, faça como nós: passe no supermercado e recheie sua mochila com petiscos, compre seu vinho na vinícola e aproveite que não está dirigindo para ir apreciando o caminho e fazendo um bom lanche.
  • Caso vá comprar esse passeio em agências considere a possibilidade de incluir também a visita a Isla Negra, uma das casas mais bonitas de Pablo Neruda.

 

 ISLA NEGRA:

Continuando o passeio do dia fomos direto para El Quisco, cidade onde esta situada uma das casas mais bonitas de Pablo Neruda.  Fica a 117 km de Santiago por isso, considere fazer desse um passeio de dia inteiro. Como saímos da Viña Undurraga já no começo da tarde, tivemos pouquíssimo tempo para a visita, uma vez que a Casa Museo fecha as 18:00 horas de Março a Dezembro.

A casa, construída de frente para o Pacifico, é toda ambientada com motivos náuticos e cada cantinho e objeto tem uma história a ser contada. Tudo lhe remetera ao mar e, em vários ambientes você sentirá como se estivesse dentro de um navio. O interior da casa não pode ser fotografado e, como já estava anoitecendo quando chegamos ao jardim da casa, nossas fotos não ficaram boas. As fotos que seguem são fotos pesquisadas na internet e você pode ver mais algumas no próprio site da Casa Museo Isla NegraCasa Museo Isla Negra.

viagemeintercambioemfamilia.isla negra
O pôr do sol estava maravilhoso mas a foto ficou bem escura….
isla-negra-jorge-leon-cabello-flickr-DST75-mpo6efdp0jle6f1w823c8hr20gsi5fitz948p
Fotos retiradas da internet
57601141
Fotos retiradas da internet

 

DICAS:

  • Não é necessária reserva antecipada. Como a entrada é feita por ordem de chegada e a casa tem capacidade limitada de visitantes, considere acrescentar um tempo de espera em seu roteiro. Você levará em torno de uma hora e meia para visitar toda a casa.
  • Áudio guia disponível em seis idiomas ( inglês, português, francês, alemão, italiano e espanhol) já incluso no valor da entrada que custa 7.000 pesos.
  • Funcionamento – Março a dezembro: terça a domingo, de 10:00 as 18:00 hs. Janeiro e Fevereiro: terça a domingo, de 10:00 as 20:00 hs. Fechado às segundas-feiras.

 

CAJÓN DEL MAIPO – EMBALSE EL YESO:

Mais um bate e volta a partir de Santiago? Embalse el Yeso é o destino da vez. Localizada no meio dos Andes, a 73 km de Santiago, está Cajón del Maipo com paisagens maravilhosas margeando o Rio Maipo. Região voltada para o ecoturismo e turismo de aventura como trekking e rafting, também vale a pena ser visitado por aqueles ( como nós) que só querem apreciar a beleza do local.

IMG_0439
Região de Cajón del Maipo
IMG_0450
Todo a região até Embalse é repleta de lindas paisagens

No coração de Cajón del Maipo, a 2.500 m acima do nível do mar, está Embalse el Yeso que é um reservatório que capta a água do rio Yeso, um dos principais afluentes do rio Maipo. E o que um reservatório de águas que abastece parte da cidade de Santiago tem de interessante? A paisagem do local é deslumbrante: montanhas brancas pela neve circundam um belíssimo lago de águas turquesa altamente convidativo à contemplação.

Embalse el Yeso: Paisagem de tirar o fôlego!

A visita ao local depende muito das condições climáticas.Como nossa viagem aconteceu no meio de Junho de 2016, já havia muita neve o que impossibilitou que nossa van terminasse o passeio ( nossa ideia era seguir até Baños Morales).  Pouco depois de Las Cascaras, um acampamento que foi utilizado pelos funcionários que trabalharam na construção da represa e hoje é um local abandonado, os carros já não passavam mais por causa da neve e tivemos que ir andando até a represa.  O esforço valeu a pena: o local é lindo e nos rendeu excelentes fotos.

viagemeintercambioemfamilia.loscascaras
Las Cascaras: as antigas construções (ao fundo) eram a moradia dos trabalhadores que construíram a represa. Hoje, contribuem para que o cenário fique surreal!
viagemeintercambioemfamilia-embalse
Todo esforço é recompensado no final da caminhada: lindas paisagens!

Na volta, paramos em Los Cascaras para fazermos um piquenique que estava incluído no tour. Normalmente esse piquenique é feito às margens da represa mas, como a van não foi até lá, fizemos ali no meio dos andes e do silêncio que reina na região. Apesar do frio de 1 grau ( sensação térmica negativa por causa do vento) curtimos muito esse momento perfeito com vinho, embutidos, queijos, neve e paisagens de tirar o fôlego.

IMG_2246
Melhor forma de terminar o dia: piquenique em meio aos Andes.

DICAS:

  • Apesar de ser um passeio que está se tornando muito popular para quem visita Santiago, não há nenhum tipo de estrutura no local como restaurantes, banheiros, postos de combustível, nada. Portanto, caso vá por conta própria, leve lanches, água e outros apetrechos de que possa necessitar num local como esse.
  • Infelizmente, não é possível chegar a Cajón del Maipo e Embalse utilizando transporte público. Então, ou você terá que comprar o passeio ou alugar  um carro.Caso vá no inverno, é aconselhável contratar uma agência que faça o tour, principalmente se você não tem experiência de dirigir na neve. Além da neve, a estrada é estreita e cheia de pedras. Normalmente os tours incluem um piquenique no local. Nós fizemos com a Turismo VSM.
  • Evite finais semana: fica muito cheio de turistas!
  • Mesmo indo no verão, leve um agasalho porque venta bastante. No inverno, não descuide do protetor solar. Apesar do frio e da neve, no dia em que fomos, o céu estava azulzinho e com um sol lindo.
  • Vai no inverno? Use, pelo menos,  sapatos apropriados ( impermeáveis ou próprios para trekking ou neve). Fui com uma bota com solado de couro que, além de escorregar muito, acabou  se descosturando por causa do esforço (também já estava bem velhinha) e por molhar com a neve e, adivinha? Meu pé congelou! Não é força de expressão nem exagero: comecei a desesperar com o frio que estava sentindo nos pés. A sorte foi que a motorista da van calçava o mesmo número que o meu e tinha uma bota reserva no carro.
  • Apesar de ser bem perto de Santiago, é um programa para dia inteiro uma vez que você vai querer parar em vários lugares, tirar muitas fotos e o gostoso  é poder curtir a paisagem com calma.
  • Atração indicada somente para crianças um pouco maiores ( a partir de 6,7 anos) pois, além de ser cansativo, esse não é um tipo de passeio que tem muito atrativo para crianças, exceto quando esta nevando: aí vai ser difícil tirá-las de lá!

Esperamos que tenham gostado e no próximo post falaremos sobre o final de nossa viagem com a visita a Farellones, Valle Nevado e Vinícola Santa Rita. Aguardem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s